quarta-feira, 1 de julho de 2009


SOFTWARE LIVRE


A pesquisa sobre o SL fez nossas ideias borbulhar sobre uma porção de coisas, na verdade durante todo esse processo de estudo e pesquisa fique convencida sobre a importância do programa e as vantagens que o mesmo possibilita, mas ainda há muitas dúvidas, questões a serem conhecidos profundamente, ideias para serem analisadas. Contudo, desfrutei de todas as oportunidades de aprender algo sobre esse programa espectacular que possibilita inúmeras vantagens principalmente para a educação. O SL nas intituições escolares garante a troca de conhecimento e permite a construção colaborativa de aprendizagem. Segundo Machado " Tudo o que ensinamos deve ter significado para quem aprende". Machado,(2008,p13). Para me o SL teve um significado importante, aprendi coisas totalmente desconhecida, no início achei o assunto sem aplicabilidade na minha vida profissional, social e pessoal, mas com o processo das descobertas percebi que o soft não apenas uma maneira de fugir dos preços abusivos das liçencas, mas uma forma inteligente de construir e transformar conhecimentos, idéias.



REFERÊNCIAS: NILSON,José Machado,Revista Patio n.47 Agosto/outubro2008,p.13 artmed.Porto Alegre,RS.

OFICINA DE IMAGEM



Vídeo em Sala de Aula

Em outros tempos era praticamente impossível imaginar uma sala de aula sem giz, lousa... Com a chegada do mundo moderno e globalizado os recursos utilizados ganharam forma atraente iterativa.
O fluxo de informações correm soltos, hoje nossos alunos são pequenas pessoas que dominam esse fluxo informativo através dos vídeos da internet, orkut... Embora muitas dessas informações sejam prejudiciais a sua formação enquanto cidadão. Compreendo que essa espontaneidade, essa curiosidade desmedida dos alunos tenha vários pontos positivo, mas por outro lado podem leva-ló a confundir determinados assuntos sem importância e mau elaborado com questões essenciais construção de sua identidade.
A escola moderna que acompanha essa globalização de informações tem obrigação de procurar-se com essas questões. A escola na verdade precisa abri caminho para que todo esse bombardeio e informações cheguem até os alunos de forma objetiva, contextualizada para que até os assuntos "banais" ganhe significado e reflexão.
O professor que não acompanha essa modernidade informativa seja vídeo, bloger, orkut, msn, acaba sendo aos olhos dos alunos, um professor sem informações ou melhor um professor de outro mundo. Os vídeos por exemplo é uma excelente ideia para que o educador possa melhorar suas aulas e criar projetos interdisciplinares que facilitem a abertura crítica e reflexiva dos alunos. Os recursos audiovisuais possibilita vários interpretações, debates, seminários, enfim vários questões que ajudam no precesso de ensino-aprendizagem.