sábado, 2 de maio de 2009

Crônicas

Plano de aula

Título da atividade:
Ensinando e entendendo o sentido da crônica.

Séries
4º e 5º ano do ensino Fundamental-I


Tempo necessário
De duas a três aulas (Levando em consideração a realização da leitura das crônicas e do envolvimento e da motivação dos alunos ao discutir o texto).

Introdução
Hoje, mais do que nunca, percebemos a importância de se trabalhar os gêneros literários em sala de aula e a crônica como se conhece hoje, é um gênero de texto que aborda principalmente temas corriqueiros e diversos do dia-a-dia como; temas políticos, econômicos e sociais, sempre mantendo uma linguagem mais informal do que a usada na literatura.


Objetivos
- Identificar e utilizar textos extraindo informações relevantes ao assunto trabalhado (crônica);
- Reconhecer a importância de fazer uma crônica;
- Perceber , entender a importância da leitura e de como ela deve ser estimulada
- Estabelecer relação da crônica com fatos atuais;
-Comparar a linguagem

Estratégia
-Fazer uma lista no quadro das informações obtidas, isso vai possibilitar aos alunos organizarem as informações que tem sobre o tema.
-Apresentar aos alunos e informando-os de que se trata o texto em questão que esse irá fornecer informações sobre o gênero trabalhado no momento a “crônica”.
-Antes de entregar o texto aos alunos, iniciar uma discussão perguntando o que eles sabem sobre o assunto relacionado à questão da crônica;
-Fazer com que os alunos individualmente leiam o texto proposto,(Da importância do Diploma) este fará com que os alunos tenham uma aproximação do tema que será tratado no texto, já que as informações foram listadas anteriormente.
- Discutir com os alunos o tema do texto, em seguida procurar fazer com os alunos um levantamento do que o texto abordou.
- Fazer um retorno sobre o conceito trabalhado (crônica) juntamente com as informações obtidas pelo texto.
-Informar os conceitos ligados ao assunto e expor os diversos tipos de crônicas.
-Pedir aos alunos que procurem trechos do texto que expressa a crônica.

Referências:

-PCN (Língua Portuguesa);

-Texto: A importância do Diploma, Estadão 23/10/2002;

-Nova Escola, maio 2002;




RELATÓRIO DA AULA (CRÔNICA)


Professora o meu relatório eu queria fazer em forma de crônica mas não planejei meu tempo. O meu plano de aula esta bem destrinchado por isso não sentir a necessidade de um relatório maior.
"Ensinar é uma tarefa mágica, capaz de mudar a cabeça das pessoas, bem diferente de apenas dar aula".
(Rubens Alves)

Os alunos tiveram uma participação importante na aula. Me permitiu um contato mais sistemático sob a crônica a qual lemos e discultimos.
Pontuei cada parágrafo lido. Minha intervenção vinha conforme a necessidade e decisão dos alunos. De inicio houve uma resistência dos alunos para desenvolver a atividade, pois os mesmos não dispertaram o prazer pela leitura. Um dos motivos que não estou enviando nenhuma produção deles, é que, descultimos e lemos as crônicas pelo gosto da leitura. Foi uma coisa prazerosa e não uma obrigação de responder um questionário ou fazer um resenha para nota. Fiquei maravilhada com o rendimento das mesma.

Eu acho melhor falar errado dizendo a coisa certa
Do que falar certo a coisa errada.
(Patativa do Assaré)

Nenhum comentário: