domingo, 16 de agosto de 2009

FOLCLORE É CULTURA


ESCOLA MUNICIPAL DUQUE DE CAXIAS

DIREÇÃO: Cristina e jalcineide

COORDENAÇÃO: Denise

REALIZAÇÃO:PROFESSORES

PROJETO FOLCLORE

BRASILEIRO

JUSTIFICATIVA

O desenvolvimento do aluno deve estar pautado em diferentes contexto, desde o seu desempenho motor ou seu desempenho corporal como um todo, onde cada discente é envolvido no processo escolar. Pensando nisso a primeira Gincana Cultural da Escola Municipal Duque de Caxias, busca por intermédio desse projeto despertar nos alunos o interesse pelas atividades culturais que promova não apenas suas habilidades físicas, como cognitivas e sócio-afetivas, além de oportunizar o conhecimento sobre a cultura e as tradições de um povo, ao que se refere ao folclore brasileiro.

OBJETIVO GERAL

Contribuir para que os alunos reconheça a importância da cultura de um povo e ampliem suas concepções sobre o folclore, posicionando-se de forma critica e adotando no seu dia-a-dia, atitudes que favoreça o seu desenvolvimento cognitivo, motor e sócio-afetivo.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

CONCEITUAIS

· Compreender o sentido do folclore;

· Conhecer e ter acesso ás danças folclóricas;

· Compreender a função cultural das manifestações folclóricas;

· Identificar músicas e danças folclóricas;

PROCEDIMENTAIS

· Coreografar ritmos diferentes, de cantigas populaes;

· Confeccionar painéis que revelem imagens folclóricas;

· Produzir textos que ressaltem a importância do folclore brasileiro;

· Pesquisar sobre os assuntos abordados;

· Ensaiar peças teatrais;

ATITUDINAIS

· Valorizar o folclore brasileiro;

· Assumir atitude de curiosidade frente ao momento da gincana;

· Apreciar momentos de lazer e conhecimentos ;

· Respeitar as manifestações culturais;

ETAPAS PREVISTAS

Apresentação do Projeto;

Contato frequente/Sistemático;

Planejamento das ações;

Avaliação.

SITUAÇÕES COMUNICATIVAS

Alunos- Participando de todas as etapas.

Comunidade e Pais - Como participantes e como convidados.

Professores - Participando e desenvolvendo o projeto.

Coordenação - Orientando, acompanhando o projeto.

Direção - Participando e dando suporte ao projeto.

ORIENTAÇÕES DIDÁTICA

· Leitura Informativa;

· Organização de Murais;

· Elaboração de convites;

· Organização da Gincana;

· Coreografias;

· Peças Teatrais;

· Possíveis produtos resultantes do projeto

· Gincana Cultural

PAREFAS PREVIAS

· O pai que comparecer na escola no dia da gincana para prestigiar o evento a equipe ganha 2 Pontos por cada pai presente.

Comprovação de presença, mediante lista assinada.

· Apresentação de cordel feita pelo pai. Marca ponto a equipe que apresentar a tarefa e o pai que fizer melhor entonação, der ênfase ao texto, apresentar o cordel.

PONTUAÇAO

1º Lugar - 30p

2º Lugar - 20p

3º Lugar - 10p

· Em uma das salas da escola cada equipe montará um ESTANDE para exposição de objetos que simbolize o folclore. Os estandes montados nas salas servira de exposição para visita ao público.

PONTUAÇÃO

1º Lugar - 150p

2º Lugar - 110p

3º Lugar - 70p

· Construção de um painel folclórico. A construção do painel será uma semana antes da gincana. Terá uma data definida para conclusão da tarefa. Estética e a Plástica do painel serão quesitos a serem avaliados.

PONTUAÇÃO

1º Lugar - 100p

2º Lugar - 70p

3º Lugar - 50p

· Torta na cara com perguntas dento do contexto trabalhado em sala de aula . A equipe escolhe 4 casais para o desafio.

Cada equipe elabora suas perguntas que serão respondidas pelo adversário, numa troca de envelopes.

PONTUAÇÃO

Cada acerto vale 20p.

· Apresentação de uma peça teatral, que enfoque um aspecto ou tema do folclore brasileiro.

PONTUAÇÃO

1º Lugar - 150p

2º Lugar - 100p

3º Lugar - 60p

· Apresentação de uma coreografia pelos alunos, com uma das temáticas folclórica abaixo.

- Frevo

- Quadrilha

- Samba de Roda

- Reisado

PONTUAÇÃO

1º Lugar - 150p

2º Lugar - 120p

3º Lugar - 100p

· Quebra-Pote. Faremos o fura a bexiga a equipe que vencer marca 100p

· Arrecadação de roupas e alimentos. Para a feira da Pechincha.

- As roupas, alimentos e calcados serão arrecadadas pelos alunos e professores.

OBS: Durante o decorrer da gincana, serão realizadas provas relâmpago.

RECURSOS

· Caixa de som amplificada

· Aparelho de DVD

· Som

· Ônibus

· Pedido para liberação de uso de uma piscina em uns dos clubes da cidade, como premiação para a equipe vencedora.

· 1 carro para transporte dos materiais da gincana, antes e após o evento.

· Papel metro

· Tinta Guache diversas cores

· Pinceis

· Cola

· cartolina na cor branca

· Lápis de cor

· Papel oficio

· TV

·

·

·

·

AVALIAÇÃO

INICIAL - Levantamento dos conhecimentos prévios.

PROCESSUAL - Relatório.

FINAL - Gincana.

Um comentário:

Simone disse...

Que legal seu projeto colega, gostei da iniciativa da escola de criar um projeto que valoriza a cultura do povo, percebo que desta forma estara ajudando os alunos a reconhecerem a importância das tradições de um povo que, bravamente e brasileiramente construiu boa parte da história do nosso país.