domingo, 30 de maio de 2010

cibercultura

UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA FACULDADE DE EDUCAÇÃO

PROGRAMA DE FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES PARA O MUNICÍPIO DE IRECÊ- BAHIA

CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA ENSINO FUNDAMENTAL- SÉRIES INICIAIS

CURSISTA - EUMA PATRICIA FERREIRA SENA

ATIVIDADE-EDUCAÇÃO E CIBERCULTURA



Navegar na Inclusão


O analfabeto do século XXI não será aquele que não conseguir ler ou escrever, mas aquele que não puder aprender, desaprender e, por fim, aprender de novo. Alvin Toffler



Todos nós de alguma forma vivemos à deriva em algum momento de nossas vidas, só pelo prazer da busca ou da espera do desconhecido, muitos acabam afogando outros atracar a qualquer porto. Pior do que estar à deriva é não saber pra onde os ventos estão nos levando. Mas quem sabe no vai e vem dessas ventos não encontremos um porto seguro onde possamos ancorar. Do mesmo jeito que o poema fala de uma embarcação em alto mar, da mesma forma a internet nos convida a navegar. Entrar neste mundo da tecnologia e a navegar por oceanos em escala mundial.


Inclusão Digital

As vésperas do novo milênio a humanidade vive um momento histórico especial: o desenvolvimento das tecnologias de comunicação e informação. Simultaneamente, novos valores vão surgindo, uma nova razão começa a ser gestada, baseada em um logos não mais operativo, mas que tem a globalidade e a integridade como vetores fundamentais. Nelson De Luca Pretto.



As transformações do mundo moderno têm modificado os espaços de socialização e comunicação da sociedade. As tecnologias de informação e comunicação têm-se inserido gradativamente no cotidiano escolar. A inclusão digital, no Brasil atualmente, tem se apresentado como uma política tecnológica pública que passa pela educação formal e pela construção da cidadania. Isto nos mostra que nós, professores, principalmente, devemos lutar pela informatização de todas as nossas escolas urgentemente, capacitando os professores para o processo de ensino-aprendizado em rede e para utilizar a Internet como instrumento didático. É necessário criar uma ampla rede de telecentros nas pequenas e grandes cidades, ou seja, locais públicos e gratuitos de acesso à rede mundial de computadores.

A inclusão digital é uma necessidade cada vez mais premente frente à necessidade da Internet em nossa sociedade. Entretanto, o conceito de inclusão digital não se dá somente disponibilizando computadores e acessos à Internet, considerando que barreiras como deficiências físicas e de letramento podem impedir o acesso pleno a estas tecnologias.


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