domingo, 30 de maio de 2010

POR QUE LER...



Um texto para ser lido é um texto para ser estudado. Um texto para ser estudado é um texto para ser interpretado. [...] O que caracteriza o ato de estudar é a atitude séria e curiosa na procura de compreender as coisas e os fatos que observamos”. Paulo Freire




Ler é uma atividade extremamente rica e complexa. A leitura sempre irá depender do que a pessoa já sabe, das experiências adquiridas ao longo da sua vida. Qualquer atividade inclusive a da leitura se desenvolve na convivência com o próprio mundo. Um indivíduo aprende a ler quando relaciona o que lê com seu conhecimento de mundo, ou seja, com as experiências que traz em sua bagagem. Assim, cada pessoa terá uma leitura particular de um mesmo texto, dependendo do seu conhecimento prévio. O motivo principal para se ler é o crescimento interno, como ser humano, como ser pensante.

Até certo tempo a aptidão era desconhecida. Descubro que gosto do que faço, e quero fazer bem, porém minha vontade é tamanha para associar o aprendizado, a cada aula do curso à minha prática. Confesso que, o mais difícil é assimilar o tempo para tantas leituras, indispensáveis ao meu aprendizado. As dúvidas, as inquietações, ainda são presente. Hoje descobri que através da leitura o conhecimento, a reflexão e o vocabulário, o indivíduo desenvolve textos com muito mais facilidade. Quem lê, se expressa bem por meio da escrita. Hoje a leitura é primordial.




Um comentário:

Sule disse...

Menina, quando vi tua mensage3m na lista, vim correndo aqui para apreciar o relato.. Muito bom, parabéns... Aliás tenho lido boas reflexões por aqui!
bjos