domingo, 30 de maio de 2010

SOFT EM MATÉMATICA

UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA
FACULDADE DE EDUCAÇÃO
CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA
ENSINO FUNDAMENTAL/SÉRIES INICIAIS


Cursistas- Euma Sena, Jalcineide, Marilucia Roza da Silva.
Orientador- Narciso Soares

ATIVIDADE SOFTWARE LIVRE NO ENSINO DA MATEMÁTICA
JOGO APLICADO: TORRE DE HANOI



OBJETIVO:

Estabelecer estratégias de transferência das peças, como a contagem dos movimentos e de raciocínio indutivo;

Avaliar a capacidade de planejamento e solução de um individuo, onde se deve transferir de um lado para outro qualquer;

Mover todos os discos da haste A para a haste C, utilizando o menor número possível de movimentos, respeitando-se as regras abaixo.

PREPARAÇÃO PARA O JOGO:

Formar duplas de jogadores.
O jogador inicial deve passar todos os discos para a haste ao lado, usando uma das hastes auxiliar de maneira que um disco maior nunca fique em cima de outro menor em nenhuma situação. O número de discos pode variar sendo que o mais simples contém apenas três.

REGRAS:

Um disco maior não pode ser colocado sob um disco menor;
Pode se mover um único disco por vez;
Um disco deve estar sempre numa das três hastes, ou em movimento.


MATERIAIS NECESSÁRIO:

Minimo de 02 computadores
02 Mídias de CD c/ o jogo Torre de Hanói


RELATÓRIO DA AULA

Realizamos esta atividade com alunos do 5º ano da Escola Municipal Duque de Caxias. A dinâmica desta aula resulta de muitos factores, entre eles insuficiência de computadores na escola, salas super lotadas e falta de pratica de alguns alunos no manuseio da maquina. Esta atividade teve como objetivo analisar atitudes dos alunos durante a realização da aplicação do jogo Torre de Hanói referente ao ensino do software livre no Ensino da Matemática. Durante a realização do jogo os alunos demostraram que mesmo não tendo contato freqüente com a maquina dominaram com facilidade a construção da seqüencia logica. Entender lógica não é uma tarefa simples e tão pouco um dom. Como ninguém nasce sabendo, todos tem a oportunidade de aprender desde que seja orientado nesse desempenho. O aprendizado da lógica é um processo longo, e que dura para além da sala de aula ou até mesmo para além da escola. Os Jogos de Desafio, podem oferecer um certo prazer ou satisfação que pode levar o educando ao aprofundamento do estudo de lógica matemática. Durante o percurso desta atividade foi permitido aos alunos que a logica que aprendem, está intimamente ligada à sua vida cotidiana. Neste trabalho os exercícios propostos com os jogos de desafio, levaram os alunos à dúvidas, críticas e sugestões cabíveis para uma boa aprendizagem por parte dos alunos. Dentro desse espírito, o conhecimento lógico leva a compreensão de temas subseqüentes. Enfim, este trabalho teve um ganho quantitativo e qualitativo.

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