segunda-feira, 9 de novembro de 2009




CINEMA: ASPIRINAS E URUBUS

O filme, Cinema: Aspirinas e Urubus é uma longa metragem do cineasta pernambucano Marcelo Gomes, que fez bastante sucesso no Brasil e no exterior. Foi premiado com vários prêmios, sendo o maior deles premio nacional a educação. da França. Marcelo produziu esse filme inspirado em relatos do seu tio Ranulpho Gomes, que na década de 40, em véspera da segunda guerra, veio para o Brasil vender aspirina em uma pequena caminhonete.

O filme, Cinema: Aspirinas e urubus, é feito no meio do sertão nordestino. É a historia de Ranulpho e Johann um Nordestino fugindo da seca, e outro alemão fugindo da 2ª guerra mundial. Ambos se tornam amigos e viajam muitos povoados do Nordeste vendendo uma milagrosa aspirina e a propaganda da mesma da mesma é feita, exibindo para pessoas que jamais viram no cinema lindas cenas do Rio de Janeiro.

Johann e Ranulpho aprendem a respeitar as diferenças e se tornam amigos. Eles retratam a situação da época muito bem. O cenário da década de 40, objetos e a forma da vestimenta merece elogios. A iluminação é riquíssima despenca comentários dá a entender que a qualquer momento o sertão pega fogo. É um filme road móvel recomendado para professores e para quem gosta de filmes road móvel.

Pode trabalhar o vinculo de amizade e união, a migração que não é só o nordestino que migra, a visão de espaço, a globalização. O filme acontece todo em câmera fechada indicado para trabalhar com alunos do 5º ano á partir do ensino fundamental I, o qual em língua portuguesa pode explorar o reconto, reescrita leitura e interpretação. Geografia pode-se dá ênfase em Brasil regional, trabalhando paisagem, clima, relevo cultura local.

Nenhum comentário: