sábado, 28 de novembro de 2009


Estudos Cinematográficos


O cinema, no contexto da arte-educação como mídia educativa, pode ser compreendido a partir de diversas dimensões estéticas, cognitivas, sociais e psicológicas inter-relacionadas com o caráter instrumental da cinematografia, aplicados como suporte do ensino através da utilização de ferramentas psicodinâmicas, e sobre tudo, com o caráter de objeto temático de educar com o cinema e sobre o cinema. Ou seja, a educação pode abordar o cinema como instrumento objeto de conhecimento, meio de comunicação e meio de expressão de pensamentos, arte e sentimentos.

Moysés Faria das Chagas



O cinema é feito de imagens e sons em seqüência e, embora se expressando por meio da realidade, convencionou uma linguagem que revela um modo de ver completamente artificial, criado através do olhar ciclópico das câmeras e de todo o aparato tecnológico que está presente desde o momento da captação das imagens até o instante em que surgem, iluminando as telas e contando todos os tipos de dramas, comédias, tragédias, reais ou fictícias.

A utilização do cinema como veiculo e ferramenta de ensino-aprendizagem nos oportunizam enfatizar aspectos culturais, históricos, literários e políticos, proporcionando uma visão do cinema enquanto mídia educativa. A atividade cine contexto nos ajudou de vários modos na relação entre cinema e educação.

Nenhum comentário: