segunda-feira, 9 de novembro de 2009



ODISSEIA (Rapazola XIII)


Ulisses conta suas aventuras ao rei dos feácios. O rei pede que todos tragam presentes para o hospede e comenta que depois que o povo possa pagar os presentes dado a Ulisses.
houve festa na saída de Ulisses e todos comemoram e bebem a despedida de Ulisses.
Todos foram ao porto se despedir do hospede. Ulisses adormece logo que a nau parte. Quando a estrela da manhã surge a embarcação já estava no porto de Ítaca.
A tripulação regressou a Feácia mas Poseidon furioso transformou a nau e os tripulantes num rochedo. Ulisses se espanta ao chegar em Ítaca pois tinha 20 anos que não pisava na sua terra.
Palas Atena a deusa da sabedoria e da inteligencia aparece a ulisses em forma de pastor e afirma a Ulisses que ele esta em Ítaca. Ulisses tenta enganar o pastor e lhe conta um monte de historias, mas Palas Atena se transforma em uma linda mulher e diz quem é.
Ela ajuda Ulisses a esconder seus tesouros numa gruta. Depois ela conta tudo o esta acontecendo com Penelope e seu filho Telêmaco e os dois combinam o que fazer para acabar com os homens quetentavao usurpar seu trono e arrebatar sua esposa.
A deusa da Ulisses um aspecto de mendigo, para que ele possa andar pela ilha sem ser reconhecido. Ela aconselha que ele procure Eumeu o porqueiro, pois ainda é fiel a ele. Ulisses teve que enfrentar uma região selvagem até chegar o lugar onde Eumeu criava os porcos. Lá o o porqueiro fala muito bem do seu senhor enquanto fazem a refeição e fala que Helena e de seus pretendentes. Ulisses esconde sua identidade, mas afirma para Eumeu que Ulisses voltaria em breve.

Um comentário:

Simone disse...

Esse livro é maravilhoso, cada rapasódia é uma surpresa incrível, estou amando a leitura dinâmica desse livro.